Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 promove entrega da Medalha RBM no Seminário Transformando Bibliotecas, Transformando Sociedades

medalharbm2018-1
Da dir. para a esq.: Fábio Cordeiro, Ieda Almeida ,Sely Costa e Edilenice Passos.

O Conselho Regional de Biblioteconomia da Primeira Região (CRB-1) participou do Seminário Transformando Bibliotecas, Transformando Sociedades, realizado pelas Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal no Auditório Nereu Ramos, na tarde do dia 12 de março. O Seminário foi o evento de abertura da Semana do Bibliotecário 2018 no Distrito Federal, organizada pelas bibliotecas das casas legislativas, em parceria com diversas bibliotecas de instituições públicas e privadas da Capital, com o apoio da Associação de Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) e do CRB-1. Foram discutidos os desafios da Biblioteconomia contemporânea a partir da discussão de políticas públicas voltadas para livro, leitura e bibliotecas.

medalharbm2018-2
Edilenice Passos e Sely Costa.

Na oportunidade foi realizada a entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes – Honra ao Mérito Bibliotecário 2018, que excepcionalmente neste ano deu empate no Distrito Federal. Foram condecoradas com a medalha às profissionais Edilenice Passos e Sely Maria de Souza Costa. Ao comentar o empate, o Presidente do CRB-1, Fábio Cordeiro, contou que foi decidido não buscar nenhum critério de desempate, uma vez que todas as indicadas são profissionais com significativa  contribuição para o desenvolvimento da classe bibliotecária. “Todas são merecedoras, e a votação aberta à comunidade bibliotecária para escolha de uma das indicadas é a demonstração de reconhecimento pelos pares”, disse Fábio. Edilenice, bibliotecária formada há 36 anos lembrou que quando recebeu a notícia que havia sido indicada foi tomada de uma felicidade imensa, pois considera o fato de ser indicada um prêmio. “Acho que nós temos muitos bibliotecários fazendo trabalhos, ações interessantes e não são reconhecidos. Então esse tipo de premiação joga uma luz em cima dessas pessoas que vai além das tarefas rotineiras. É uma forma da classe dizer: obrigada. Estou muito feliz”, falou a premiada. Sely, entre várias de suas atribuições profissionais, foi bibliotecária do IPEA por 15 anos e aluna do Rubens Borba de Moraes no ano de 1971 na disciplina História dos Livros e das Bibliotecas na Universidade de Brasília (UnB). “Só de sermos indicadas já é maravilhoso, pois percebemos que alguém reconheceu o nosso trabalho. Ser contemplada então fortalece esse sentimento de reconhecimento por nossos pares” ressalta a bibliotecária.

Os eventos comemorativos continuam no decorrer da semana, entre os dias 13 e 16 de março a programação trará workshops, palestras relacionados a bibliotecas e ao exercício profissional nesses espaços e o projeto “Biblioteca de Portas Abertas”. Para encerramento, no dia 17 de março, das 11h às 16h, haverá o Bibliofest 2018, evento a ser realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Toda a programação da Semana do Bibliotecário é gratuita e pode ser conferida no hotsite.  Os eventos possuem vagas limitadas.

Lyzy Rayla – Ascom CRB-1

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?