Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

ATENDIMENTO SECRETARIA

(61) 98450-4291

TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA

CRB-1 Acompanha Bibliotecários Aprovados em Concursos Públicos do Distrito Federal em visita ao Secretário de Cultura Criativa

Secretário se comprometeu em apoiar a causa.

Na última sexta-feira (15), o Conselho Regional de Biblioteconomia – 1° Região (CRB-1) acompanhou grupo de bibliotecários aprovados em concursos públicos em visita ao Secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes, a fim de debater a possibilidade de chamamento dos aprovados em cargos vagos na estrutura organizacional do Governo.

Em recente diligência do CRB-1, a Secretaria de Cultura foi um dos órgãos cujo provimento de bibliotecários à frente de bibliotecas se encontra em acordo com a legislação vigente.

No entanto, apenas três bibliotecas da rede de bibliotecas públicas do DF estão sob gestão da Secretaria; as demais, localizadas nas administrações regionais, estão sob o guarda-chuva das Secretaria de Estado de Governo e, infelizmente, a imensa maioria não conta com bibliotecários – fato que ensejou auto de infração e julgamento vindouro.

Há a expectativa de que bibliotecários aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Economia para o cargo de gestor em políticas públicas e gestão governamental ajudem a preencher tais vagas.

Outro tema debatido foi a situação das bibliotecas escolares sob gestão da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF). No último mês de fevereiro, o CRB-1 multou as 476 bibliotecas da SEEDF que não contam com bibliotecários. Cláudio Abrantes prometeu interlocução com a pasta.

Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?